Arroz à crioula

Vou aproveitar este post para vos passar informação que me foi muito útil, se tiverem paciência para ler, sobre o cereal arroz, retirado de um livro da grande cozinheira Maria de Lurdes Modesto. Este livro já tem uns aninhos, 1982, mas o conhecimento apesar disso perdura.

E o que diz a grande cozinheira acerca deste arroz: ” Das muitas maneiras de cozinhar o arroz destacamos, por serem os que se adaptam melhor ao nosso paladar, os processos à crioula, à oriental, cozido em leite e de substância, este último de grande predilecção do gosto português”; e continua: “O processo à crioula é de todos o que oferece mais possibilidades de utilização e maior facilidade de preparação. Pode-se cozer em grandes quantidades e guardar-se no frigorífico durante alguns dias depois do que pode ser completado aquecendo-o no forno com sal e manteiga ou margarina ou levando-o ao lume na frigideira;(…)”

Qual a sua utilização mais comum?

Segundo Maria de Lurdes Modesto, para saladas simples ou compostas, temperadas com vinagrette, maionese ou outro molho a gosto; para empadões e guarnições de sopas.

Maneira de cozer o arroz à crioula

Deitar o arroz numa grande quantidade de água a ferver temperada com sal, deixar cozer em lume forte, com o recipiente destapado, durante +/- 15 minutos ou até o arroz estar firme sem saber a cru. Adicionar imediatamente água fria para parar a sua cozedura e passá-lo por água fria. Está pronto para ser utilizado em qualquer preparação.

Não esquecer

  1. Começar a cozedura do arroz com água muito abundante a ferver em cachão;
  2. A água deve ter 5 vezes o volume do arroz;
  3. Cozer o arroz sempre em lume forte;
  4. Parar a cozedura repentinamente, juntando água fria.

Nota: pode cozer uma boa porção de arroz e guardar no frigorífico , durante 8 dias , para utilizar quando for necessário.IMG_8964-2

Beijos e abraços

Ana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s