FOCACCIA

Adoro pão e tudo o que ande à sua volta, a única pena é  que o meu forno não me acompanhe a 100% nesta aventura!

Desta vez os meus olhos caíram numa focaccia muito fácil de fazer, precisando só de os ingredientes, uma tigela e uma colher de pau ou espátula para ficar tudo incorporado.

Mas o que é uma foccacia?

Focaccia é um pão de origem italiana,  em Génova, casa dos mais conhecidos focaccia e frequentemente chamado de “Fugassa” no dialeto local; diz-se que a partir da idade média foi comido em casa e na igreja, por ocasião de casamentos para comemorar, acompanhado por um copo de vinho.

Na mesma região, em Recco, a focaccia é feita sem fermento, cheia de queijo fresco e cozida em  forno de madeira, de acordo com uma especificação que atesta a originalidade da produção local.

Nos territórios do Norte e centro da Itália, a “Pinza Veneta” é preparada enriquecida com salame ou bacon, ou há versões de focaccia cozida com partes do porco que são chamados de “Crescenta”, como em Bologna.

Na Toscana, a focaccia é chamada de “esmagada”, antigamente realizada com o que restava da massa usada para preparar o pão diariamente; uma versão bem conhecida é aquela com a uva preta, chamada “Stiaccia”, típica de Firenze e Maremma, uma vez realizada durante o período de colheita e apreciado pelo contraste entre doce e o salgado, ou consumida com queijo pecorino e finocchiona, a partir da tradição camponesa em Chianti. No Sul da Itália, originalmente de Salento, há o “Sceblasti”, uma focaccia cuja tradição volta ao tempo de Magna Grecia, preparada com sêmola de trigo duro e coberta com muitos legumes, enquanto na Puglia as focaccias são coloridas com ingredientes locais e, na área de Bari, a “Focaccia barese”, feita com azeitonas pretas e tomates cereja, é o lanche favorito dos moradores.

Como se faz esta  focaccia?

Super simples, a única coisa que precisa é de uma tigela, onde vai misturar todos os ingredientes, sem sequer ser preciso bater a massa.  A esta massa vai ser acrescentado queijo parmesão que lhe vai dar um óptimo sabor!

Depois colocá-la num tabuleiro untado com azeite e deixar levedar1EDB64DC-4001-4557-96B6-ABF66942B671

Assim que estiver levedada, fazer pequenos sulcos com os dedos, borrifando com azeite, as ervas, queijo ralado e o sal.

Levar ao forno e voilá B4BA17D2-923D-4274-9733-681EAC8EF812-2

Receita

Ingredientes

Pão

  • 360ml de água morna
  • 2 colheres de sopa de azeite + para untar o tabuleiro
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 pacote (7g) de fermento de padeiro seco
  • 430g de farinha T65 sem fermento
  • 60g de queijo parmesão ralado

topo

  • 1 a 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa, ou a gosto, de mistura de ervas secas italianas
  • queijo parmesão ralado a gosto para polvilhar

Preparação

  1. Untar um tabuleiro de 22cmx33cm de azeite.
  2. Numa tigela grande, junte a água, o azeite, sal, fermento de padeiro, farinha e o queijo. Misture os ingredientes com uma colher de pau ou espátula até estar tudo combinado e não haver bocados de farinha seca. A massa fica húmida e peganhenta.
  3. Colocar a massa no tabuleiro untado. Besuntar as mãos com um pouco de azeite e ajustar a massa ao tabuleiro o melhor que conseguir. Tapar com película aderente e deixar levedar até atingir o dobro do volume. Se a cozinha estiver quente mais ou menos 1 hora.
  4. Assim que tiver levedado, gentilmente com os dedos faca pequenos buracos (como mostra o video). Borrife com o azeite e polvilhe com as ervas e o queijo. Opcionalmente pode também acrescentar sal grosso.
  5. Pré-aqueça o forno a 180C a focaccia até estar douradinha +/- 35 a 40 minutos.
  6. Deixe o pão arrefecer uns 10 minutos antes de retirar do tabuleiro. Vire o tabuleiro para uma grade ou prato, parta aos bocados e sirva.
  7. Se gostar muito de azeite ainda pode deitar um fiozinho em cima da focaccia.30E81D58-B246-47E9-A8F4-CEBF0461F0ED-2
Bom apetite!!!
Beijos e abraços
Ana

Se resolver abarcar nesta aventura e achar bem tire uma foto e tag em #acozinhadaanikas no instagram, adorava ver como ficou.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s