Pudim de coelho bravo à moda do Cartaxo

Logotipo Dia Um... Na Cozinha Fevereiro de 2018

Para esta edição em que o tema lançado é comida tradicional portuguesa e voltando aos meus livros de cozinha, da autora Maria Odette Cortes Valente, escolhi um pudim de coelho bravo à moda do Cartaxo.

Para quem não sabe, o Cartaxo é uma cidade portuguesa localizada no distrito de Santarém, situado nas margens do rio Tejo em que  a cultura da vinha e a produção de vinho estiveram desde sempre ligadas ao concelho, valendo-lhe o título de Capital do Vinho.

Fotografia tirada da net

Se tiver curiosidade em saber mais pode pesquisar aqui

Começa-se por deixar o coelho umas horas numa marinada de vinho, alhos, sal e pimenta.IMG_5561 No dia seguinte estufa-se o coelho na sua marinada com o chouriço, lentamente, eu deixei estufar em lume brando durante 90 minutos.

Enquanto isso, torrei ligeiramente as fatias de pão na torradeira e cortei-as aos bocados prontas para triturar. Depois do coelho estufado, deixei arrefecer um pouco, retirei a carne dos ossos, juntei o chouriço, o pão e triturei tudo no robot de cozinha,IMG_2899-2 finalmente juntei à mistura triturada o leite, os ovos ligeiramente batidos e supostamente o molho do estufado.

Supostamente interrogam-se vocês?!?! Na verdade, como não pus o molho ao pé de mim enquanto fotografava e filmava não o coloquei na mistura do coelho, só dando por ela, quando fecho a porta do forno com o pudim lá dentro, olhando para o fogão e vendo a panela com o molho. Em segundos tive que optar por deixar, ou retirar do forno e de alguma maneira colocar o molho no pudim….Optei pela segunda hipótese, afinal de contas era no molho apurado que estava todo o sabor do pudim!!! Lá fiz a batota, “desenrascando”, fazendo jus a uma das nossas características de sermos portugueses. Ficou bom na mesma!

IMG_5593-2

Bom Apetite!

Receita – 5 doses

Ingredientes

  • 1 coelho bravo/normal
  • 100g de chouriço regional
  • 1 dl de vinho branco
  • 3 dentes de alho
  • 1 ramo de salsa
  • 5 grãos de pimenta preta
  • 1 cebola grande
  • 1/2 dl de azeite
  • 50g de manteiga
  • 3 colheres de sopa de vinho do Porto
  • 100g de pão duro ligeiramente torrado
  • 1dl de leite
  • 5 ovos
  • sal, pimenta e noz moscada a gosto

Preparação

  1. Corta-se o coelho aos bocados e põe-se numa marinada feita com vinho branco, os dentes de alho picados, o ramo de salsa, a pimenta e o sal.
  2. Depois de algumas horas ou no dia seguinte, corta.se o chouriço ás rodelas e numa panela coloca-se o coelho, o chouriço e a marinada tapando o tacho e ferve devagarinho.
  3. Quando ferve, mistura-se então, o vinho do porto, os grãos de pimenta e a noz moscada ralada ou em pó.
  4. Depois de estufado, retira-se os ossos ao coelho e leva-se a triturar juntamente com o pão ligeiramente torrado e o chouriço.
  5. Numa tigela deita-se a mistura de carne ralada, junta-se os ovos ligeiramente batidos, o leite e o molho da carne, envolvendo muito bem.
  6. Aquece o forno a 160ºC, unta uma forma de “bolo Inglês” com manteiga, deita a mistura e leva ao forno +/- 45 minutos ou até o pudim estar cozido.
  7. Deixa amornar retira da forma e serve acompanhado com molho de tomate e couve-flor cozida regada com azeite e vinagre.

IMG_5589-2

Beijos e abraços

Ana

https://www.facebook.com/acozinhadaanikas/videos/1017831261702847/"

2 thoughts on “Pudim de coelho bravo à moda do Cartaxo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s