Bolo de Halloween Coração a Sangrar


Este post vai ser um post diferente dos meus post usuais, isto porque, não vai haver como habitualmente, fotos da confecção deste bolo e  explico a razão.

Este bolo foi feito por mim o ano passado por esta altura para a minha página no Facebook Os bolos da Anikas.

Por essa altura ainda não tinha este blog nem sonhava que o iria ter. Quando li qual era o desafio da 54º edição de um dia…na cozinha, pensei em não participar ,estou com outros projectos em andamento e não teria disponibilidade para pensar, nem tão pouco fazer algo para participar. Até… que me lembrei deste bolo e o gozo que me deu ao fazê-lo. Na verdade foi um desafio e “peras”!IMG_1880-2

Então, porque não deixar-vos também o desafio? Não tenho fotos de como se faz, mas vou escrever detalhadamente todos os passos, com alguns conselhos dos pontos mais problemáticos e deixo também a ligação do you tube onde uma senhora talentosa Elise Strachan  que faz bolos engraçadissimos e teve a ideia de criar este bolo. A ligação é em inglês mas para quem não tem conhecimento da língua, estou certa que depois de ler as minhas explicações, basta ver que chegam lá! IMG_1902-2.jpg

O que precisamos para o bolo:

  • um molde de coração que pode adquirir aqui
  • uma faca de cozinha
  • Prato para bolo que pode adquirir aqui
  • receita a dobrar de bolo red velvet
  • 1 pacote de candy melts vermelhos que pode adquirir em qualquer loja de decoração para bolos.
  • colorante alimentar vermelho
  • red velvet colorante que pode adquirir aqui
  • 700g chocolate branco
  • 236ml de natas
  • Gel vermelho que pode adquirir aqui

Receita bolo red velvet  +3 formas redondas 20cm

Ingredientes

  • 560g de farinha com fermento
  • 680g de açúcar
  • 110g de cacau em pó
  • 472 ml de água
  • 400g de manteiga  temperatura ambiente
  • 6 ovos L temperatura ambiente
  • 4 colheres de sopa de colorante alimentar red velvet
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • 4 colheres de chá de óleo vegetal

Preparação

  1. Depois de medida, peneirar a farinha para uma tigela.
  2. Na tigela da batedeira juntar todos os ingredientes, começando a bater numa velocidade baixa ajudando com uma espátula á volta da tigela até estarem todos os ingredientes bem incorporados. Seguidamente aumentar a velocidade e bater + 3 minutos.
  3. Entretanto pré aquecer o forno a 180ºC, untar e forrar o fundo com papel vegetal a 3 formas de 20cm. Distribuir a massa igualmente pelas 3 formas (eu costumo usar uma balança).
  4. Levar ao forno durante +/- 20 minutos ou até o palito sair limpo. Retirar do forno deixar arrefecer e retirar os bolos da forma.

Receita de creme de manteiga

Ingredientes

  • 227g de manteiga sem sal á temperatura ambiente
  • 1 colher sopa de extrato de baunilha
  • 650g de açúcar de em pó para pastelaria
  • 1-2 colheres de sopa de leite

Preparação

  1. Peneirar o açúcar em pó 3 vezes
  2. Na taça da batedeira colocar a manteiga e bater em velocidade alta a manteiga até esta ficar cremosa e esbranquiçada +/- 5 minutos.
  3. Juntar uma chávena de açúcar em pó e em velocidade baixa misturar até o açúcar estar incorporado com a manteiga, aumentar a velocidade para o máximo e bater 2 minutos. Repetir o processo até o açúcar acabar.
  4. Deitar uma colher de leite e o extrato de baunilha e bater. Se o creme ainda estiver pouco cremoso junte a outra colher de sopa de leite torne a bater e reserve.

NOTAS: Devem utilizar o açúcar em pó para pastelaria(confeiteiro) que se compra no supermercado.                                                                                                                                 Devem mesmo peneirar 3 vezes o açúcar em pó. É essencial para evitar que se sinta o açúcar no creme.                                                                                                                                  Utilizem uma boa manteiga.  Eu utilizo a Primor ou a Gresso pois têem o teor de gordura necessário que aguenta serem bem batidas, caso contrário correm o risco de a manteiga talhar. Já me aconteceu!

Montagem

  1. Derreter os candy melts vermelhos conforme as instruções do pacote. seguidamente retire umas colheres de sopa de candy melts derretido e espalhe pelas paredes do molde de coração tapando todos os recantos, retirando o que ficar a mais. Leve ao frigorífico para solidificar 5 minutos.
  2. Numa tigela ponha as natas em cima do chocolate branco partido e leve ao microondas em intervalos de 1 minuto mexendo em cada intervalo, até o chocolate estar derretido +/- 3 vezes máximo. Muita atenção para não deixar queimar! Juntar algumas gotas de colorante vermelho. Guardar.
  3. Retirar o molde do frigorífico e espalhar outra camada de candy melts vermelho e tornar a colocar no frigorifico para solidificar.
  4. Usando uma faca com serra, retirar a parte caramelizada debaixo e dos lados dos três bolos (que entretanto já esfriaram). Com um nivelador de bolos retirar o cimo dos bolos para ficarem planos e corte cada um ao meio, ficará com seis camadas.
  5. Espalhar um pouco de ganache (chocolate derretido com as natas e o colorante vermelho) em cada camada. A ganache ainda se deve encontrar um pouco liquida, não faz mal! Deixar secar – estará bem quando tocar não sujar os dedos.
  6. No prato para o bolo colocar a primeira camada – e nesta altura a ganache já deverá estar cremosa com a textura própria para barrar- e pôr mais um pouco de ganache, colocar a outra camada de bolo em cima, sempre com a parte que contém ganache para cima, e pôr mais um pouco de ganache. Repetir o processo até estarem as 6 camadas empilhadas.
  7. Com o resto da ganache cobrir o bolo todo. Colocar no frigorífico durante 30 minutos para solidificar.
  8. Colocar o creme de manteiga num saco de pasteleiro com um bico redondo grande e use a técnica de fazer pétalas que consiste em apertar para sair uma bola e depois arrastar um pouco nesse final apertar novamente para outra bola e arrastar. Fazer em todo o bolo. Aconselho a verem o vídeo!
  9. Antes de chegar ao fim espalhar o creme de manteiga no cimo do bolo. Não é preciso ficar perfeito, pois vão colocar no meio o coração. Acabem de preencher o que falta com as pétalas.
  10. Retirar com cuidado o coração do molde e colocá-lo no cimo e centro do bolo.
  11. Colocar a lâmina de uma faca com a mesma medida da que vai colocar espetada no coração, em água a ferver e seguidamente com muito cuidado espetar no coração até fazer uma abertura para colocar a outra faca. O processo tem que ser feito cuidadosamente porque corre o risco de partir o coração!
  12. Se ainda tiver sobrado ganache, reaqueça e como vai ficar liquida espalhe em cima  e á volta do coração para dar a impressão que está a sangrar. Se não lhe tiver sobrado , que foi o meu caso, com gel vermelho faça a mesma coisa que faria com a ganache.  Voilá…! Um bolo vistoso que não passará despercebido numa mesa de celebração de Halloween!
  13. You tube ligação do bolo

IMG_1896-2

IMG_1886-2

Beijos e abraços

Ana

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s