Cheesecake de Brigadeiro

Como já tenho referido, cá em casa somos autênticos amantes de chocolate e assim sendo quando vi esta receita na revista “cozinha de sucesso”fiquei logo em “pulgas” para a fazer. Ao ler a receita, achei que tinha que lhe dar a volta acrescentando mais chocolate. Afinal estamos a falar de brigadeiro, certo? Pus-me a magicar e logo na minha cabeça tive a imagem como ia ser….chocolate de cima abaixo!!!

Comecemos pela base. Tinha que ser de chocolate, mas não chegava ser só de chocolate…tinha que ser uma base completamente decadente.  Há algo mais decadente do que um brownie de chocolate, denso por fora e húmido por dentro cheio de chocolate?IMG_3154-2.jpg

Era isto que eu me referia! E como chegamos a esta beleza? Muito fácil nem precisam de batedeira, apenas uma vara de arames e uma espátula. Para ficar assim com está na imagem não pode ser muito batido, só o suficiente para incorporar os ingredientes.

Aqui tenho uma confissão a fazer; No dia em que o fiz andei toda entusiasmada a filmar as várias etapas da confecção do cheesecake para fazer uma história no Instagram que me esqueci completamente de tirar fotografias, mas a boa noticia é que juntei todos os vídeos  e coloquei-os numa publicação na minha página  de facebook   aqui .

Depois da base, vamos ao recheio. Aqui temos um creme de chocolate feito com chocolate derretido  queijo mascarpone, leite condensado e natas batidas com açúcar . Colocamos outra vez em cima do brownie o aro redondo da forma onde cozeu no fornoIMG_3153-2 e deitamos o creme de chocolate. Como o creme leva  folhas de gelatina temos que o colocar no frio para solidificar. Eu gosto sempre de deixar durante a noite até ao outro dia. Antes de lhe tirar o aro ainda lhe deito no cimo uma ganache de chocolate. Para desenformar utilizo um maçarico de cozinha e dou calor a toda a volta do aro, só uma vez e retiro o aro. Está tudo documentado nos vídeos. Depois é só usar a imaginação para decorar. Eu decorei com framboesas, uns bombons e raspas de chocolate. Nos laIMG_3222-2

dos  deitei granulado de chocolate porque afinal de contas é um brigadeiro!

Receita – 8 pessoas – uma forma com aro amovível de 18

                    ou 20cm

Ingredientes

Base – Brownie

  • 125g de chocolate negro (53-60% de cacau)
  •  60g de manteiga sem sal
  •  2 ovos temperatura ambiente
  • 190g de açúcar
  •  40g de farinha T55 sem fermento
  •  1 colher de sopa + 1/2 de cacau em pó
  •  1/2 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha

Recheio

  • 5 folhas de gelatina
  • 250g de chocolate negro 70% de cacau partido
  • 0,5dl leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 250g de queijo mascarpone
  • 2dl + 1/2 de natas frias
  • 2 colheres de sopa de açúcar

Cobertura

  • 175g de chocolate negro 70% de cacau partido
  •   56g de manteiga sem sal temperatura ambiente
  • framboesas
  • bombons de chocolate
  • raspas de chocolate
  • granulado de chocolate

Preparação

  1. Brownie: 
  2. Numa forma de 18/ 20cm com fundo amovível, unta-se o seu fundo e cobre-se com papel vegetal e torna-se a untar.  Pré-aquecer o forno a 180ºC.
  3. Colocar o chocolate partido aos bocados e a manteiga e derreter em banho maria. Retirar do lume e deixar arrefecer um pouco.
  4. Numa tigela colocar a farinha juntamente com o cacau em pó, sal e misturar.
  5. Noutra tigela juntar os ovos, açúcar e o extracto de baunilha. Misturar os ingredientes com uma vara de arames sem bater demasiado +/- 30segundos. Não queremos arejar muito a massa, pelo contrário aqui queremos uma massa mais densa.
  6. Juntar o chocolate derretido e misturar com a vara de arames sem bater.
  7. Peneirar a mistura da farinha por cima da mistura de chocolate e com uma espátula de silicone incorpora-la no chocolate sem dar muitas “voltas”.
  8. Colocar a massa na forma e levar ao forno durante +/- 20 minutos. Se espetar um palito este pode vir um pouco húmido. Retirar do forno e deixar arrefecer na forma. Assim que estiver frio, retire da forma, coloque o brownie num prato de servir e volte a colocar o aro.
  9. Recheio:
  10. Demolhe as folhas de gelatina em água fria no mínimo 2 minutos
  11. Leve o chocolate partidos aos bocados a derreter com o leite em banho maria, até obter um molho uniforme; retire do lume e incorpore a gelatina escorrida.
  12. Adicione o leite condensado e o queijo mascarpone e, por fim, envolva as natas batidas em neve com o açúcar.
  13. Verta o preparado dentro do aro e leve ao frio para solidificar mínimo 4 horas.
  14. Quando estiver sólido retirar do frio e fazer a cobertura.
  15. Cobertura:
  16. Derreter o chocolate com a manteiga em banho maria. Assim que tiver derretido retirar do lume, deixar arrefecer um pouco antes de deitar no cimo do creme de chocolate.
  17. Para retirar o cheesecake do aro, tarefa mais fácil quem tiver um maçarico de cozinha, bastando dar um pouco de calor à volta do aro e fica pronto para retirar. Caso contrário passar uma faca de ponta em volta do interior do aro e retirar cuidadosamente o aro.
  18. Decore a gosto

IMG_3228-2

 

Beijos e abraços

Ana

 

6 thoughts on “Cheesecake de Brigadeiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s