Açorda de caramão à moda de Cascais

Mais uma receita tradicional tirada dos tais livros antigos de culinária que encontrei na minha dispensa. Desta vez escolhi uma açorda de camarão á moda de Cascais. Cascais  é uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa situando-se a cerca de

Resultado de imagem para Cascais imagens
imagem tirada da net

 30 minutos de Lisboa, junto à orla marítima sendo,  um dos destinos turísticos portugueses mais apreciados por nacionais e estrangeiros, uma vez que o visitante pode desfrutar de um clima ameno, das praias, das paisagens, da oferta hoteleira e gastronómica variada. Se gostar de saber mais acerca de cascais deixo aqui informação mais detalhada com algumas fotos.

Esta açorda foi feita de raiz, ou seja cozi os camarões, descasquei-os , triturei as cascas com água de cozedura dos mesmos e ensopei  o pão .

Com a cebola, os alhos e coentros faz-se um refogado sem  escurecer a cebola. Deita-se o pão já ensopado e os camarões na açorda Eu cortei os camarões aos quadrados, mas quando comi a açorda achei que  estes ficariam melhor se os desfiasse. IMG_2836-2

Com os ovos é ao gosto de cada um: há quem goste escalfado, ou misturar a gema crua na açorda.  Decora-se cada prato com 4 camarões cozidos.

Receita – 4 pessoas

Ingredientes

  • 500g de camarão + 16 camarões cozidos para decorar
  • 3 dentes de alho
  • 1 cebola grande
  • pimentão fumado qb
  • 60g de manteiga
  • 0,5dl de azeite
  • 7,5dl de água de cozedura do camarão
  • 250g de pão duro
  • 1 ramo de coentros
  • 4 ovos
  • sal e pimenta qb

Preparação

  1. numa panela com um litro de água e sal leva ao lume e quando a água estiver a ferver deitam-se os camarões e deixa ferver 3 minutos. Retira deixa esfriar um pouco e descascam-se. Desfia o miolo e reserva. As cabeças mais o resto das cascas, deita novamente na panela e deixa ferver mais 4 minutos.
  2. Coloca o pão cortado aos quadrados numa tigela.
  3. Com a “varinha mágica” ou robot de cozinha tritura as cascas, passa a água por um passador e tira 7,5dl  que deita nos quadrados do pão e deixa que o pão ensope bem.
  4. Noutro tacho com o azeite, deita a cebola e os alhos picados, deixa refogar um pouco sem deixar escurecer a cebola. Deita os coentros picados e tempera-se com sal, pimenta , pimentão fumado e deixa-se ferver em lume brando.
  5. Quando o pão estiver ensopado no liquido coloca no refogado e mistura bem.
  6. Deita os camarões desfiados e torna a misturar. Se a mistura estiver seca demais deita mais um pouquinho de água do camarão.
  7. Divida a açorda por 4 pratos fundos, abra uma cavidade no meio e coloque aí 1 gema que pode ser escalfada ou crua e misture. Enfeite com os camarões reservados e sirva sem demora.

Bom apetite!

IMG_2837-2

 

 

2 opiniões sobre “Açorda de caramão à moda de Cascais

Deixe um comentário