Hamburger de carne em camada de batata doce

Para esta edição Dia um…na cozinha foi-nos pedido um hamburguer.  Então lembrei-me de à tempos ter visto o Jamie Oliver fazer um que era uma verdadeira delícia! Fui ao site dele espreitar e dei com Este. Nem procurei mais, só de o ver crescia-me água na boca, por isso concluí que só podia ser bom… e era!!! Quanto à apresentação, esta foi inspirada pelas belas noites que passei no Museu da Batata Doce no Rogil á volta de muitas coisas boas que se podem fazer com batata doce. Se forem passear para a Costa Vicentina não deixem de parar lá. Tenho a certeza que serão bem recebidos como eu fui e gulodices, doces e salgadas não faltam para provar, além do famoso licor de medronho com ou sem mel. Para mim era sempre um “dedal” não mais do que isso com mel, melosa, assim se chama.  Mas voltando ao hamburguer, segui a receita do Jamie, tirando os pepinos em pickles porque não tinha, e acrescentei mais um pouco de maionese ao molho onde misturei a alface.

A quantidade de carne que foi reservada para cada hamburguer, pareceu-me um pouco excessiva eu não consegui comer um inteiro, mas o meu marido comeu o dele e ainda mais um pouco da minha filha que igualmente não conseguiu comer o dela todo. Vejam como é aí em casa, só posso acrescentar que o hamburguer é bem guloso……

IMG_2801-2
hamburguer antes de ir para a frigideira temperado com sal, pimenta e pincelado com azeite

O hamburguer monta-se na frigideira. Aliás tem que ter duas frigideiras, uma para os hamburguers e outra para as fatias de bacon. Faz as duas coisas ao mesmo tempo. Parece complicado mas não é ora vejamos: duas frigideiras, uma coloca a fritar os hamburguers (dois de cada vez como recomenda o Jamie e com razão) e noutra o bacon. Quando os hamburguers já estiverem no ponto o bacon também está. Torna a colocar dois hamburguers na frigideira coloca uma fatia de bacon direta da frigideira e as fatias de queijo no hamburguer uma borrifadela de água na fritadeira para um pouquinho de vapor, uma tampa e assim derrete o queijo e funde todos os sabores.

Falemos agora na batata doce, na verdade eu andei a experimentar qual a melhor maneira de a juntar , se assada, se frita e cheguei à  conclusão que frita ficaria melhor. Assim sendo deixo as duas maneiras e vocês escolhem como vos agradar melhor.

Para ficarem com mais sabor, a base passeia-a pela gordura do baconIMG_2802-2

Com todos os elementos prontos, é só montar

IMG_2810-2.jpg

Bom Apetite!

Receita-Minimo 4 pessoas

Ingredientes

  • 8oog de carne picada
  • Azeite
  • 1 cebola roxa grande
  • 50g de vinagre de vinho branco/cidra
  • 4-8 fatias de bacon
  • 4-8 colheres de chá de mostarda
  • 4-8 fatias de queijo para fundir

MOLHO DO HAMBURGUER

  • 1/4 de uma alface iceberg
  • mínimo 6 colheres de sopa de maionese
  • 1 colher de sopa de ketchup
  • 1 colher de chá de molho tabasco
  • 1 colher de chá de molho inglês
  • 1 colher de chá de Brandy, Bourbon ou Whisky (opcional)

BATATA DOCE

  • 1 Batata grande cortada no sentido do comprimento
  • óleo para fritar
  • Azeite para pincelar

Preparação

  1. Com a carne picada formar no mínimo 4 hamburguers. Colocá-los num prato untado com um pouco de óleo e reservar no frigorífico.
  2. Cortar a cebola ás fatias fininhas, colocar numa tigela com o vinagre e um pouco de sal e reservar.
  3. Cortar a alface em tiras. Numa tigela juntar os ingredientes do molho do hamburguer e com uma vara de arames misturar. Por fim colocar as tiras de alface e tornar a misturar. Reserve.
  4. Batata doce: Se optar por assá-las, colocar as fatias da batata num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal e antes de ir ao forno pincelar com um pouco de azeite e temperar com sal e pimenta. Se optar por fritar, numa fritadeira com o óleo quente fritar, até ficarem douradinhas, retirar e deixar escorrer num prato com papel absorvente, Temperar com sal e pimenta.
  5. Colocar duas frigideiras ao lume com um pouco de azeite. Numa colocar as fatias de bacon e na outra dois hamburguers temperados com sal e pimenta.  Ao fim de 1 minuto, virar os hamburguers e pincelar a parte cozinhada com 1/2 colher de chá de mostarda e uma gota de tabasco. Ao fim de outro minuto, tornar a virar e pincelar o cimo com outra 1/2 colher de chá de mostarda e mais uma gota de tabasco, cozinhe mais 1 minuto.
  6. Entretanto vá dando uma olhadela pelo bacon e quando este estiver douradinho e estaladiço apagar o lume. Por esta altura já terá virado o hamburguer pela última vez e coloca uma fatia de bacon em cima mais uma fatia de queijo. Salpica a frigideira com um pouco de água, coloca a tampa de uma panela a cobrir os hamburguers e deixa até derreter o queijo +/- 30 segundos.
  7. Quando a frigideira do bacon estiver vazia molha lá as fatias de batata doce que vão levar em cima os hamburguers.
  8. E vamos montá-los: colocar num prato uma fatia de batata doce, em cima 1/4 da alface misturada com o molho, em cima o hamburguer 1/4 da cebola escorrida do vinagre e finalmente a outra fatia de batata doce. Servir de seguida.

Beijos e Abraços

Ana

8 opiniões sobre “Hamburger de carne em camada de batata doce

Deixe um comentário