Gelado Cheesecake de Mirtilio

Mais um gelado, porque estamos no Verão e queremos alimentos frescos para nos refrescar assim o diz, e eu concordo, Jocelyn Delk Adams a autora desta receita. Nada melhor que chegar a casa, abrir o congelador e….ali está ele, pronto para pôr dentro de uma tigela ou waffle ou………enfim, saborear!

Este tem a vantagem de não precisar da máquina dos gelados e ser rapidíssimo de fazer. Usei mirtilios porque além do sabor, depois de ficarem amolecidos na calda de açúcar e sumo de lima, vão  dar uma cor fantástica ao gelado. IMG_2257

Para lhe dar o sabor de cheesecake, juntei creme de queijo, adocei com leite condensado e acrescentei leveza batendo umas natas ,  incorporando nos outros dois elementos.

Por fim para lhe dar a textura do cheesecake juntei bolachas digestivas partidas.

E voilá, quando o gelado sair do congelador estará a comer um cheesecake de mirtilio. Hum, uma delicia!!!!IMG_2319-2

Receita

Ingredientes

Calda de mirtilios

  • 335g de mirtilios
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 3 colheres de sopa de sumo de lima

Gelado

  • 1 embalagem de queijo creme á temperatura ambiente
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de extracto de baunilha
  • 500g de natas para bater
  • 200g de bolachas digestivas partidas grosseiramente

Preparação

  1. Numa panela deitar os mirtilios, o açúcar e o sumo de lima e deixar ferver em lume médio. Baixar o lume e deixar ferver mais 5/7 minutos, até os mirtilios ficarem macios e a calda ficar ligeiramente mais grossa.
  2. Retirar do lume deixar arrefecer e colocar no frigorífico para arrefecerem completamente.
  3. Para o gelado: Colocar o creme de queijo na batedeira e bater em velocidade média alta até o queijo ficar cremoso. Diminua a velocidade para o mínimo e acrescentar o leite condensado e o extracto de baunilha até ficar tudo muito bem misturado. Reservar numa tigela funda.
  4. Bater as natas até ficarem fofas e grossas “chantilli” e com uma espátula cuidadosamente incorporar no preparado do queijo creme.
  5. Deitar a calda dos mirtilios mas não misturar muito, para que a mistura continue branca colorida com os mirtilios. Se misturar muito corre o risco de a mistura ficar colorida por igual com a cor da calda de mirtilios.
  6. Para congelar: faça camadas alternadas de creme de queijo com mirtilios e bolachas digestivas. Levar ao congelador no mínimo 5-7 horas. Preferencialmente uma noite até ao outro dia.

IMG_2323-2

Beijos e Abraços

Ana

2 opiniões sobre “Gelado Cheesecake de Mirtilio

Deixe um comentário