Ainda com a farinha Nacional, desta vez com a farinha65, saíram estes donuts que me ficaram debaixo de olho, do blog da Manuela, parecendo-me ser divinais. Não me enganei, são mesmo divinais. Na primeira dentada, tive a imagem e o sabor daquela “bola de Berlim” sequinha com o
açúcar qb, vendida na praia quando í a de férias com os meus pais para o Algarve. Recordações….!
Voltando ao agora, não vou esconder que os donuts dão algum trabalho na sua execução, sim, e levam também o seu tempo, mas na verdade vale o trabalho e a espera…. Temos que lhes dar dois dias, enfim digamos que comecemos a juntar os ingredientes para fazer a massa dos donuts á noite e deixamos cobertos no frigorífico até ao outro dia. Entretanto podemos ir
começando a fazer o curd (coalhada) de limão. Para quem nunca ouviu falar, curd ou coalhada é um creme de gema de ovos, sumo de limão e açúcar que vai engrossar em banho maria e é utilizado em recheios de bolos, tartes, bolachas e quem for muito guloso até pode comer à colherada!
Também aqui é preciso um pouco de tempo e paciência, +/- 25 minutos, para termos um creme de limão cremoso e aveludado. Se gostar dele mais doce pode acrescentar mais um pouco de açúcar. No dia seguinte comecemos pelos donuts
Aqui há um detalhe que não posso deixar de mencionar: os donuts tem que ser colocados num tabuleiro a levedar com bastante farinha para evitar que fiquem colados quando os formos pôr a fritar perdendo o seu volume e ficando espalmados.

Outro pormenor importante diz respeito à fritura dos mesmos. A fritadeira tem que ter bastante óleo a uma temperatura de 180ºC. Fritar dois de cada vez para poder controlar a sua rápida fritura.

Deixa-los escorrer e ter perto um recipiente com açúcar para ainda quentes os passar. Enquanto arrefecem fazer o creme. Só tirar do frio as natas e o queijo mascarpone quando os for bater. Nas natas eu, uns 10 minutos antes de as bater coloco-as no congelador juntamente com o batente. Outro detalhe importante que não facilito diz respeito ao açúcar em pó: peneiro sempre o açúcar, pelo menos duas vezes.
Depois de rechear os donuts, começo a fazer o merengue ou marsmellow. Aqui vou aproveitar as claras que me sobraram da coalhada de limão e vou acrescentar além de açúcar xarope de milho transparente ou glucose. O xarope milho compra-se nas lojas Gloodxarope milho ou no supermercado americano em Lisboa. A glucose costuma haver nas lojas de Cake Design. Eu utilizo xarope de milho.
Com um saco pasteleiro e um bico em estrela (wilton 1M) decora-se os donuts. Para finalizar queima-se ligeiramente o merengue e…..finalmente estão prontos para comer!
Ingredientes
Donuts ( +/- 30)
- 750g de farinha nacional65
- 115g de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- 25g de fermento de padeiro fresco
- 6 ovos á temperatura ambiente
- 1 colher de chá de pasta ou extrato de baunilha
- 225 ml de leite meio gordo temperatura ambiente
- óleo vegetal para fritar +/- 1Litro+1/2
- açúcar para passar os donuts depois de os fritar
Coalhada de limão
- Sumo de 1-2 limões
- 90g de açúcar
- 4 gemas de ovo
- 60g de manteiga á temperatura ambiente
Creme de queijo mascarpone e limão
- 500ml de natas para bater frias
- 250g de queijo mascarpone frio
- 220g de açúcar em pó
- 1 colher de chá de pasta ou extrato de baunilha
- 4-5 colheres de sopa de coalhada de limão
Merengue
- 4 claras
- 230g de açúcar
- 130g de xarope de milho transparente ou glucose
- 90ml água
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
Preparação
Donuts
- Não esquecer que precisam de uma noite no frigorífico.
- colocar todos os ingredientes na taça da batedeira com o batente para massas e bater na velocidade média +/- 20 minutos ou a textura da massa estar elástica.
- Cobrir a massa com película aderente e levar ao frio até ao outro dia.
- Tirar a massa do frio para uma superfície enfarinhada.
- Cobrir 2 tabuleiros com bastante farinha.
- Com o rolo estender a massa e com um corta bolachas redondo fazer círculos até acabar a massa (ver foto acima), colocá-los no tabuleiro, tapar com um pano limpo e deixar levedar até dobrarem de volume +/- 1hora e 1/2.
- Prepare a frigideira, aqueça o óleo a 180ºC,com cuidado retire os donuts do tabuleiro com uma espátula enfarinhada para a frigideira.
- Frite 2 donuts de cada vez, até ficarem dourados. Queremos que eles fiquem dourados por fora e cozinhados no seu interior. Vá verificando a temperatura do óleo para a manter nos 180ºC.
- Tire-os da frigideira com uma escumadeira para um prato com papel de cozinha para tirar o excesso de óleo.
- Passe-os ainda quente por açúcar
Coalhada de limão
- Colocar o sumo de limão, o açúcar e as gemas numa tigela.
- Levar a tigela a banho maria e com um batedor de arames ir mexendo até engrossar +/- 25 minutos.
- Tirar a tigela do lume e juntar a manteiga até a mistura ficar macia e aveludada.
- Por a coalhada num frasco ou numa tigela pequena e deixar arrefecer.
- Guardar no frigorífico. Utilizar no prazo de 2 semanas.
Creme de queijo mascarpone e limão
- Peneirar o açúcar em pó
- Na tigela da batedeira com o batente de arames juntar as natas, o queijo, o açúcar e a baunilha.
- Bater na velocidade média até a mistura aumentar de volume e ficar fofa, uns 3 minutos.
- Juntar a coalhada de limão e misturar com uma espátula com movimentos debaixo para cima.
Merengue/Marshmallow
- Na tigela da batedeira limpa sem quaisquer vestígios de gordura com o batente de arames, colocar as claras.
- Numa panela, juntar o açúcar, o xarope e a água mexendo cuidadosamente até o açúcar se dissolver.
- Leve a panela ao lume e sem mexer deixe atingir a temperatura 117ºC no termómetro digital. Quando a temperatura tiver atingido +/- os 110ºC começar a bater as claras.
- Na velocidade mínima bater as claras, quando estas estiverem espumosas acrescentar 3 colheres de açúcar, uma de cada vez, aumentar a velocidade e bater até as claras ficarem em “castelo”.
- Por esta altura o açúcar já terá atingido a temperatura 117ºC, tirar do lume, diminuir a velocidade da batedeira para o mínimo e deitar em “fio” o xarope de açúcar . O “fio” deverá cair mais encostado à borda da tigela porque se deitar directo no batente vai esguichar e corre o risco de se queimar. Quando o xarope estiver todo nas claras, aumentar a velocidade para o máximo de deixar bater até o creme se apresentar grosso e brilhante e se segurar firmemente no batente. A tigela ainda se deve encontrar morna ao toque. Nesta altura poderá acrescentar o extrato de baunilha e bater só para misturar.
Montar os Donuts
- Com uma faca num dos lados dos donuts abrir um buraco do tamanho do bico pasteleiro redondo.
- Encher o saco de pasteleiro com um bico redondo o creme de queijo mascarpone e limão e rechear os donuts como mostra a foto acima.
- Noutro saco de pasteleiro com o bico em forma de estrela(wilton 1M) encher com o merengue e decorar o cimo dos donuts.
- Finalmente com um queimador, queimar ligeiramente o merengue.
E se tiveram o trabalho e a paciência de chegarem até aqui, agora é tempo de calmamente partilhar e saborear os donuts com os seus entes queridos!!!!
Beijos e Abraços!
👌🏼👏🏼😍❤️
GostarGostar
obrigada I love you
GostarGostar