Símbolo de começos e recomeços e assim sendo nada melhor para começar este blogue de nome a cozinha da anikas. Aqui vai o meu primeiro post:
Brioche de manteiga de alho e ervas
Um pão macio amanteigado com sabor a alho – quem é que não gosta de pão com sabor a alhoe ervas. Bonito na sua forma fica bem numa mesa de celebração e estou- me a lembrar que a Páscoa já está aí ao virar da esquina.
Ora vamos lá falar deste guloso pão.Os primeiros passos são iguais a qualquer outro brioche, o que difere é na sua forma e no recheio – manteiga com ervas e alho! O que vos digo é que não é nada do outro mundo, basta o rolo da massa, um cortador redondo de bolachas e um pouco de paciência para esperar o levedar da massa.
A forma do brioche também é importante, como já viram na foto. Este brioche está na categoria dos “pull apart bread” no original que quererá dizer ele é colocado na forma em secções se assim se poderá dizer não as apertando para que livremente expandam
E … Voilá um pão bonito ,cheio de sabor com um cheiro maravilhoso para ser comido quentinho ao sair do forno!-receita adaptada kingarthurflour.com
Igredientes
para a massa
- 230g leite meio gordo *
- 70g manteiga
- 40g de açúcar
- 2 colheres de chá de sal
- 2 ovos
- 1 pacote de fermento padeiro seco
- 580g de farinha65 sem fermento
- 20g de fécula de batata
recheio
- 120g de manteiga sem sal á temperatura ambiente
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de cebolinho picado
- 1 alho esmagado
- 1/2 colher de chá de sementes alcarávia ou de funcho *
- 1/2 colher de chá de manjericão seco
- 1/2 colher de chá de oregãos secos
- 1/2 colher de café de pimenta cayena ou a gosto
Instruções
- Numa tigela que vá ao microondas deite o leite a manteiga e aqueça até derreter a manteiga,deixe arrefecer um pouco,37cº.
- Transfira a mistura do leite para a taça da batedeira com a peça de bater massas e adicione os ovos(desfeitos), o fermento,a farinha e a fécula de batata. Bata a massa +/- 3minutos. A massa fica pegajosa mas forma uma bola – ver foto -Se não formar a bola por mais um pouco de farinha, com o cuidado de não por demais.
- Transferir a massa para uma tigela untada com manteiga ou azeite tape e deixe levedar +/- 90minutos*
- Enquanto a massa está levedar pode ir fazendo o recheio: comece por colocar num almofariz todos os ingredientes menos a manteiga e o cebolinho picado.Quando tiverem bem esmagados acrescente a manteiga e o cebolinho e misture bem.
- Quando a massa já tiver levedada com as mãos tire o ar e com o rolo da massa faça um circulo +/- 30cm com 1/2cm de espessura.Com um corta bolachas redondo do tamanho de lata de ex. grão ou tomate…pequeno, cortar círculos o mais perto uns dos outro, deve dar +/- uns 10 circulos
- Espalhe o recheio em meio circulo e dobre ao meio fechando as pontas e colocando cada circulo recheado em 2 formas rectangulares de 24,5cmx11,5cm ou numa de 30cmx11cm, tendo o cuidado de não os apertar muito.
- Tape a forma(s) com película aderente untada e deixe levedar +/- 60minutos. Pre-aqueça o forno 180cº quase no tempo final da levedura da massa e leve ao forno 18 a 25 minutos. Se notar que o(s) brioche estão a ficar dourados muito depressa cubra com folha de papel de alumínio.
- Tire o(s) brioche do forno, se desejar barre-o(s) com a manteiga de ervas que possa ter sobrado e sirva ainda quentinhos. Pode guardar o que sobrar bem acondicionado com película aderente á temperatura ambiente por alguns dias. Quando voltar a servir aqueça uns minutinhos; pode congelar, para servir deixar descongelar temperatura ambiente e na altura de servir aquecer.
DICAS
* Aqui usei um pacote de 200ml + 5 colheres de sopa de leite
* Alcaravia semente arranjei nas especiarias da marca “espiga” e o funcho na marca
“Margão”
* O truque que utilizo quando o tempo está frio para a massa levedar mais depressa: antes
de começar a preparar a massa, ligo o forno na temperatura minima(50cº) preparo a
massa, desligo o forno abro a porta do mesmo e coloco a massa a levedar deixando a
a porta aberta mais 1 ou 2 minutos, fecho até a massa estar levedada.
O que fiz com as sobras
No caso de utilizar a forma mais pequena, e só quiser fazer um pão, aqui fica mais uma sugestão para utilizar a massa que sobrou:
- rolar a massa num rectangulo e cortar em quadrados – não é preciso ficarem do mesmo tamanho – e colocar o recheio no cimo. O recheio pode ser ainda o que sobrou ou pode variar como: pesto em vez do recheio de manteiga, ou misturar queijo ralado na manteiga, ou como eu fiz que tinha umas sobras de queijo mozzarela fresco.
- Juntar 3 ou 4 quadrados e colocar numa forma de cupcakes, repetir com os outro quadrados de massa.Deixar levedar até expandirem e cozer em forno pré-aquecido a 180cº por 15 a 18 minutos até ficarem douradinhos.